
Baixas temperaturas também podem afetar os animais que não estão livres das doenças da estação. Patas, narizes e orelhas precisam de atenção especial durante os meses de inverno. Pet molhado e tremendo de frio é doença certa! Pet saudável e bem alimentado consegue regular melhor sua temperatura interna. Mas não subestime a saúde de seu animal. A seguir, algumas dicas para que seu pet tenha um inverno bem aquecido.
Para os animais que ficam fora de casa
Para quem tem cães de guarda, o aliado à segurança da família merece um abrigo seguro para se proteger do vento, chuva e frio. Independente do material constituído, as casinhas de cachorro devem estar dispostas de forma a não receber rajadas de vento. Da mesma forma, seria interessante respeitar uma boa orientação solar para que ela receba a maior quantidade possível de raios solares durante o dia.

Verifique se existe alguma goteira que comprometa o conforto térmico do local. Se você tem o costume de oferecer cobertas, trocá-las semanalmente auxilia a manter a saúde da pele e pelos do animal. Nunca deixe seu cão em cobertores molhados.
Alimentação
Talvez seja interessante aumentar um pouco o aporte energético do cão que dorme fora de casa. Alguma coisa em torno de 15% favorece a produção de uma camada de gordura, ganhando assim um aliado à manutenção do calor do corpo. Em caso de doença, estar com um pouco de reserva também auxilia na recuperação. Cães enfermos podem ficar alguns dias sem querer se alimentar. Pergunte ao veterinário sobre o estado corporal de seu cão antes de aumentar a quantidade de ração.
Roupas
Nada contra se seu cão aceitar roupas no inverno, mas jamais deixe-as molhadas sobre o corpo dele. Se você tem um gato que tem livre acesso à rua, tenha em casa um local aquecido e pronto para recebê-lo. Se possível, permita a ele passeios mais curtos nessa época do ano e isso vale também para os cães. Algumas pessoas acostumaram seus pets a caminhar com sapatilhas especiais que protegem as patas da umidade e do frio. Mas se seu cão não se adaptou, deixar os pelos entre os dedos das patas mais curtos facilita a secagem quando o animal voltar para casa.
(Reprodução/Instagram)
Quem tem pássaros pode ter que trocar a gaiola de lugar no período de inverno. O abre e fecha de portas e janelas pode prejudicar a saúde deles. Sem esquecer que gaiolas também precisam ser cobertas à noite, o que auxilia a manter o calor.
Para os animais que ficam dentro de casa
O vilão dos animais que ficam no ambiente interno são as mudanças bruscas de temperatura. Na hora de sair, é bom o uso de vestuário adequado e perder alguns minutos na cozinha, antes de ir à rua, é uma forma de seu cão se adaptar à diferença de temperatura de forma lenta e progressiva. Alguns também sofrem com o ar condicionado por ressecar as vias respiratorias. Animais que vivem dentro de casa já não necessitam de reforço alimentar, pelo contrário: por se exercitar menos nessa época do ano, os pets tendem a engordar.
Cuidado especial para quem costuma dar banhos no seu pet em casa. Nunca deixe o animal se secar sozinho, mesmo em ambiente seco. Nosso inverno é úmido e cães e gatos peludos podem desenvolver fungos nos pelos. Para aqueles sem cobertura pilosa, como os pinschers, uma roupinha vai muito bem, mas deve-se respeitar momentos sem roupas para a ventilação da pele.
Os animais que sofrem de reumatismo, mais comum em animais velhos, terão suas dores aumentadas com o inverno. O ideal é deixá-lo em um ambiente quente e longe das correntes de ar, como porta e janelas. Se é um animal de livre trânsito pelo pátio, melhor seria confiná-lo durante os períodos mais frios. Animais velhos ou covalescentes também precisam desse cuidado.

E para quem leva seus mascotes para regiões de frio extremo, é bom lembrar que nossos cães não estão acostumados com neve, muito menos estamos habituados a nos preocupar com as extremidades dos corpos deles. Produtos específicos para a proteção das extremidades dos cães costumam ser vendidos em pet shops locais.
Doenças Respiratórias
Vilãs do inverno, animais envelhecidos, convalescentes ou que atravessam um período de baixa imunidade podem ter seus efeitos agravados, prejudicando ainda mais sua saúde. Para alguns agentes patológicos, o uso preventivo da vacina continua sendo uma boa opção. Consulte um veterinário.
Fonte- Donna
| DIABETES
PREVINA-SE |
| Traga seu “melhor amigo” para fazer exame de glicose – o resultado sai na hora! |
“Queremos alertar as pessoas sobre a diabetes em cães, já que é uma doença silenciosa, e lembrar que por meio de exames periódicos conseguimos, muitas vezes, descobrir a doença em seu estágio inicial, ou até mesmo identificar os cães que tem propensão para diabetes e quem sabe reverter o quadro. Em muitos casos os tutores nem imaginam que o animal tem diabetes”, explica a Médica Veterinária Mariana Bremm. “Outra informação importante, uma vez que o animal é diagnosticado com glicose alta, é preciso que ele passe por um check up completo, afinal a diabetes muitas vezes é secundária a outra doença.”
Outro assunto que ganha evidencia nesta época do ano é o câncer de pele, que também ocorre em animais. “Assim como nós, os animais também precisam evitar o sol entre 10h e 16h, e os cães de pele clarinha devem fazer uso do protetor solar nas regiões que não estão cobertas com pelos”, alertou a Médica Veterinária. “É preciso que o tutor fique atento às alterações na pele de seu PET, e se identificar alguma mancha diferente, a dica é procurar um médico veterinário”.
EXERCÍCIOS POR UMA VIDA SAUDÁVEL
Quantas vezes por semana você sai para caminhar ou praticar algum tipo de exercício físico com seu cão?
Atividades físicas são de extrema importância para os PETS e um poderoso aliado na prevenção da diabetes.
Ao contrário dos cães, a maioria dos gatos são basicamente do mesmo tamanho e forma, mas existem diferenças que são importantes na escolha do tipo certo de gato para você. Fazer a você mesmo as perguntas a seguir pode ajudá-lo a selecionar um gato. Mantenha sempre em mente as necessidades do gato, que incluem certificar-se de que o gato se encaixa no ambiente que você será capaz de fornecer.
Como escolher o gato perfeito pra você e sua família
Quais atividades você gostaria de fazer com seu gato?
Algumas raças de gatos são conhecidas por sua atitude descontraída, incluindo os persas e os ragdolls. A maioria dos gatos destas raças sentem-se perfeitamente contentes em sentar e observar o mundo passar (ou girar ao redor deles). Se você quer um gato que goste de ficar com você enquanto senta e lê um livro ou assisti televisão, estas raças seriam boas opções, embora, é claro, sempre existam variações individuais. Por outro lado, siameses e gatos abissínios têm um nível maior de atividade e preferem estar com você aonde quer que você esteja, juntando-se a todas as atividade, e até saindo para passear ou caminhar. Vai demorar mais tempo para fazer a cama, dobrar a roupa e digitar no computador já que o gato tentará ajudá-lo.
Quanto tempo você está disposto a se dedicar a penteá-lo?
Alguns donos gostam de dedicar algum tempo para manter seu animal de estimação o mais lindo possível, enquanto outros consideram que esta é uma tarefa pesada. Todos os gatos devem ser regularmente escovados, mas a definição da palavra “regular” pode significar coisas diferentes, dependendo do tipo de pelo. A pelagem da maioria dos gatos com pelos mais longos fica facilmente embaraçada e requer escovação mais frequente e, às vezes, banho. Quando gatos de pelo longo perdem os pelos, demora mais para manter suas roupas, móveis, etc. livre deles. Bolas de pelo também podem ser um problema, especialmente se você não escovar seu gato. Os gatos da raça sphynx têm apenas pelos curtos e finos no corpo e requerem banho regular ou serem enxugados com a toalha para remover o excesso de óleos naturais da pele.
Você tem filhos ou outros animais de estimação?
Os gatos podem variar na forma como interagem com as crianças e outros animais de estimação. Gatinhos que foram expostos a crianças e outros animais com 2 semanas de idade, estarão melhor adaptados para viver em uma casa com crianças e outros animais de estimação. Algumas raças que têm a tendência de conviver melhor com as crianças e a serem mais aceita pelos outros animais de estimação incluem o doméstico de pelo curto, exótico de pelo curto, maine coon, persa, turco van, ragdoll, american curl, himalaia e manx. Lembre-se que isso são generalidades e não é possível prever a personalidade de um gato.
O sexo do gato é importante para você?
Algumas pessoas preferem uma fêmea ou um macho. Para algumas raças de gatos, como, por exemplo, o norueguês da floresta, existe uma considerável diferença de tamanho entre os sexos, sendo os machos até três vezes maior. Se você quiser um gato cálico, você irá, em praticamente todos os casos, obter uma fêmea. Se você já tem um gato (que é esterilizado ou castrados), às vezes, é melhor tentar ter um gato do sexo oposto.
Vários comportamentos são comuns, dependendo do sexo do gato. Gatos machos não castrados são muito mais propensos a ter problemas de comportamento, tais como pulverização da urina. Fêmeas não castradas que vocalizam e têm outros comportamentos (como rolar) quando entram no cio podem frustrar muitos proprietários. Aconselhamos que os donos de animais de estimação esterilizem seus gatos ou os castrem por estes e muitos outros motivos, incluindo a prevenção de diversas doenças e cânceres.
A idade do gato é importante para você?
Há desvantagens em ter um filhote versus um gato adulto. É sempre mais difícil determinar a melhor personalidade de qualquer gato quando ele é avaliado durante suas primeiras semanas de vida. Um gatinho de nove semanas de idade que você está procurando tem aproximadamente dois anos de idade em termos humanos. Quem pode prever como será a personalidade de uma criança durante os “terríveis dois anos”?
Muitos donos de gatos experientes nos lembrariam que esta é a idade da faca de dois gumes. Enquanto não somos capazes de predizer a futura personalidade de um gatinho, começar com um gato nesta idade terá um efeito maior sobre o seu desenvolvimento e comportamento final. Os gatos são como pessoas, e muitos traços da sua personalidade são resultados da sua base genética. No entanto, eles também são um produto de seu ambiente. Um filhote que se encontra em um lar amoroso onde ele pode interagir com as pessoas durante a brincadeira, a limpeza irá, provavelmente, ficar muito diferente do que um amiguinho que foi mantido como um gato de exterior e alimentado somente às vezes. Ao escolher um filhote, você terá o potencial para ter um efeito muito maior sobre sua personalidade, do que se começar com um adulto.
Selecionar um gatinho versus um adulto normalmente significa uma demanda muito maior de seu tempo. Filhotes têm de crescer e passar por algumas fases tais como subir nas cortinas, esbarrar nos bibelôs, entrar em cada porta aberta ou armário. Eles também exigem mais viagens ao veterinário para vacinação e desparasitação, além de despesas adicionais para a castração, e assim por diante. A seleção de um gato adulto não passa pela maioria destes processo. Para muitos, a infância de um gatinho é a melhor parte e eles amam o envolvimento – outros potenciais dono simplesmente lutam para encontrar tempo extra.
Além do compromisso com o tempo necessário para um gato jovem, muitos futuros donos de gatos têm de levar em conta o fato de que eles estão vivendo sua adolescência, e alguns até mesmo seus vinte anos. Cuidar de um gato por toda sua vida é um compromisso de longo prazo. Algumas pessoas idosas e aquelas com planos para grandes mudanças em uma década ou mais, podem preferir adotar um gato mais velho.
Você quer um gato de raça ou um gato vira-lata?
O seu novo gato deve ser uma raça pura ou mestiça? Para alguns, uma determinada raça é o único gato que vem à mente. Quando estavam crescendo, seus pais tiveram um persa, então, eles automaticamente procuram um persa. Antes de considerar a seleção de mais de 40 raças listadas e oficialmente reconhecidas, é preciso entender as diferenças e os prós e os contras de um gato de raça versus um mestiço.
Possíveis vantagens do gato de raça: se você está procurando um gato com um determinado aspecto, provavelmente, é melhor escolher uma raça pura que foi seletivamente criada com esse aspecto. Por exemplo, alguém que quer um gato grande com pelos mais longos pode considerar um maine coon ou norueguês da floresta. Se você quer um gato que é muito vocal e conversa com você, um gato siamês se encaixa perfeitamente.
Possíveis vantagens de um gato vira-lata:tenha em mente quando procurar gatos de raça pura que muitas alterações feitas pelo homem na estrutura básica ou cor tem trazido algumas desvantagens. Sempre que os criadores selecionam uma característica, podem inadvertidamente selecionar muitas outras. Por exemplo, persas, com seus narizes curtos, podem ter dificuldade para respirar. Os gatos manx têm um risco muito mais elevado de ter problemas de coluna e traseiro fraco.
Ao considerar sua escolha entre uma raça pura e uma mestiça, não podemos esquecer o custo. Filhotes de raça pura custam de $300 a $3.000 dependendo das linhas específicas e raça. Os domésticos de pelo curto são, normalmente, de graça ou têm uma pequena taxa de adoção.
Resumo
O gato que você leva para casa será parte da sua vida por muitos e muitos anos. Para que esta parceria seja a melhor para os dois, é importante que você faça a escolha certa. Se você não tiver certeza e precisa de mais informações, fale com criadores de gatos, veterinários e outros donos. Leia o máximo possível sobre os diferentes tipos ou raças. Fomos breves aqui, mas quase todas as raças listada pela Associação de Criadores de Gatos têm vários livros dedicados apenas a elas. Hoje em dia também existem centenas e centenas de bons livros e artigos de revistas abordando cada fase dos animais de estimação. As melhores escolhas são as informadas.
Fonte: Tudo sobre gatos
Fim de semana é sempre uma alegria. Temos tempo para curtir nosso amigo, passear e brincar à vontade com ele. E você sabe, estar com seu pet faz bem para você e para ele. É uma troca, cheia de amor e amizade: biscoitinhos bom-pra-cachorro
Que tal aproveitar o tempo livre para fazer um biscoito saudável para o seu melhor amigo? A gente compartilha com você uma receita simples e que garante ser deliciosa!
Texto Receita do Blog do Cachorro
Biscoito caseiro de banana e aveia: aprenda a preparar um snack simples e delicioso que vai agradar o seu peludo até no cheiro
Ingredientes
– 1 banana-prata
– 150 gramas de farinha de aveia
– 70 gramas de aveia em flocos
– 4 colheres de sopa de salsa seca
– 1 colher de sopa de pasta de amendoim (sem chocolate)
– 1 ovo batido
Modo de preparo
Amasse a banana com um garfo ou bata até formar uma espécie de purê. Junte ao purê os outros ingredientes e misture bem. Deixe a mistura descansar por 5 minutos. Divida a massa em bolinhas, esmague-as e coloque numa assadeira forrada com papel-manteiga. Asse todos os biscoitos a 150°C por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar.
Nível nutricional
A banana é uma fruta excelente para os cachorros, pois auxilia o sistema imunológico e a função intestinal desses peludos. Já a aveia é fonte de energia e a melhor substituta para a farinha de trigo. Por fim, a pasta de amendoim deve ser misturada em quantidade mínima para não causar alergias só para dar gosto.
Quem é que aguenta um olhar como esse?
Impossível…….
Existem inúmeras perguntas que rondam este tema e ao longo deste artigo nós vamos respondê-las. Fiquem de olhos abertos e atentos as observações feitas em cada resposta, pois é unindo os fatores que você vai chegar ao perfil ideal do cão para você.
Você deve visar sempre à melhor forma de combinar seu estilo de vida junto das características físicas, temperamento e necessidades particulares do cão.
Qual critério utilizar?
Depois de fazer todas as reflexões citadas anteriormente, chegou à hora de decidir a idade, o tamanho, o sexo e também a raça do animal, esta certamente é a hora mais complicada de todas.
- Animais de grande porte certamente não devem viver em um apartamento de um prédio. São animais que comem muito e precisão de escovação constante.
- Caso você não tenha muito espaço e também não tenha muito tempo para praticar exercícios com seu cão, você deve buscar animais de porte pequeno e sem tendência de obesidade.
- Os cães pequenos têm uma vantagem bem curiosa, eles contam com uma expectativa de vida maior que os animais de porte médio e grande.
Qual estilo te agrada?
- Se você é uma pessoa que gosta de brincar com seu cão e vai dedicar seu tempo para fazer caminhadas e também exercer outras atividades mais agitadas, uma ótima indicação é o cão da raça Setter Irlandês.
- Se seu estilo é totalmente o contrário e você busca um cão mais tranqüilo e que raramente busque brincadeiras, uma das melhores raças deste perfil é o Yorkshire.
- Existem pessoas que assimilam o Husky Siberiano como cão de guarda, isso é um erro comum, mas ele é um cão que não possuí instinto territorial forte e raramente irão desconfiar de estranhos.
- Para este perfil de proteção você tem como ótima opção o Fila Brasileiro. Este cão tem um enorme instinto territorial e é um excelente cão de guarda.
- Se você busca um cão companheiro e que precisará viver em apartamentos, por exemplo, o Pug é uma ótima opção.
- Uma raça que certamente estará sempre disposta a te acompanhar em longas e divertidas caminhadas é o Border Collie, são animais maravilhosos, mas precisam de exercícios constantes ou certamente ficarão entediados e podem se tornar destrutivos.
- O campeão de aceitação popular é o Poddle. A simpatia que este animal tem é algo impressionante, a facilidade de adaptação a ambientes é o seu ponto forte.

Qual o cachorro certo para seu estilo de vida?
Pontos importantes
A melhor maneira de entender as diferentes raças, aptidões e funções de cada raça é buscando informações e opiniões. Depois de escolher o perfil de comportamento do seu cão e também a raça, chegou a hora de fazer mais escolhas.






