APRENDA A TRANSPORTAR SEU PET EM SEGURANÇA

Equipamentos de segurança não são obrigatórios, mas podem evitar que o animal de estimação se machuque.

Embora autoridades fiscalizadoras defendam o uso de equipamentos de segurança para o transporte de animais de estimação, a legislação de trânsito brasileira não prevê, para os motoristas, a obrigatoriedade destes cuidados com os pets.

— Não existem leis para isto. A gente recomenda que os animais sejam carregados dentro de uma caixa apropriada. Eles são imprevisíveis. Podem pular do carro, caso a janela esteja aberta, ou atrapalhar o motorista.

Os únicos artigos que tratam do transporte de animais no Código de Trânsito Brasileiro proíbem apenas que os motoristas carreguem pets no colo ou na parte externa do veículo — como em caçambas de camionete, por exemplo.

No mercado pet, o equipamento mais básico e barato é o cinto de segurança, que deve ser preso à coleira ou peiteira do animal e fixado no próprio engate entre os bancos do carro.

— Se o animal estiver solto dentro do carro numa frenagem, pode ser lançado para fora e vir a óbito. Dentro do veículo, pode sofrer fraturas e cortes com o impacto.

Há outros acessórios que também podem auxiliar na segurança do pet na hora do transporte. As opções variam entre caixas e até bolsas protetoras que se parecem com cadeirinhas de bebê — as duas têm de ser presas ao banco com o cinto do carro. Na hora da compra, vale levar em consideração o tamanho do animal de estimação.

— Para os gatos, que se agitam com mais facilidade e entram em baixo dos bancos, é recomendado que sejam presos nas caixas transportadoras.

 

Veja as opções mais utilizadas:

Animais de Grande porte: 

As caixas transportadoras são ideais para os donos que têm camionetes e cães grandes como labrador, dálmata e boxer, por exemplo. Como os animais não podem ser transportados soltos na caçamba, a caixa garante a segurança deles.

Transporte

Raças de médio e pequeno  porte: 

Para os cães que não resistem às janelas dos carros, as bolsas protetoras são uma boa alternativa. Ajustadas à altura do vidro, permite que os pets fiquem mais à vontade, mas continuem seguros.

Transporte1

 

 

 

 

 

 

 

Todos os tamanhos: 

Cintos de segurança também protegem os cães de todos os tamanhos.

Cintos de segurança

Gatos Para gatos, é recomendado o uso de caixas de transporte pequenas.

Caixa de Transporte

O que a legislação diz:

— Não há leis sobre equipamentos de segurança no transporte de animais de estimação dentro do carro.

— O Código de Trânsito Brasileiro proíbe apenas que o motorista carregue o pet no colo. Multa.

— Também não é permitido transportar animais em caçambas de camionetes. Multa

Fonte- Zero Hora

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *